Os russos comemoraram nesta sexta-feira (22) o 141º aniversário de Vladimir Ilich Lênin, líder da revolução bolchevique de 1917. Cerca de 3 mil comunistas participaram de uma homenagem com flores em frente ao mausoléu na Praça Vermelha, onde jaz o corpo embalsamado do revolucionário.
Mikhail Metzel/AP
A Praça Vermelha ficou famosa por abrigar diversos desfiles militares durante a era da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
Acompanhados por dezenas de policiais, os comunistas homenagearam o líder da revolução russa e, em fila, abandonaram a praça sem que se informasse de nenhum incidente.
"A herança de Lênin está viva agora mais que nunca", declarou o presidente do Partido Comunista da Rússia (PCR), Guennadi Ziugánov.
O líder comunista ressaltou que Lênin é o "político mais genial na história da humanidade" e fez um apelo para que não se esqueça o seu legado.
Fotos: Mikhail Metzel/AP
Todos os anos, nas datas do nascimento e morte de Lênin, militantes e simpatizantes do PCR vão ao seu mausoléu para homenagear a memória do líder bolchevique.
Fotos: Mikhail Metzel/AP
O corpo embalsamado de Lênin está exposto no mausoléu da Praça Vermelha desde o dia 1º de agosto de 1924, a exceção de 1.360 dias durante a 2ª Guerra Mundial, quando foi levado para a Sibéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário