Os bastidores políticos andam agitados no Paraná com a definição da Cargill em implantar uma nova fábrica no Estado. Com a Cargill, viriam mais seis empresas satélites, girando um investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão. Por parte da Cargill, o investimento será de cerca de R$ 350 milhões. Os municípios de Guarapuava, Maringá e Londrina, Ponta Grossa e Castro estão na disputa pelo empreendimento.
De acordo com o deputado estadual César Silvestri Filho, com a definição da empresa pelo investimento no Paraná começam a ser agilizadas as discussões em torno do projeto técnico para a viabilização da nova fábrica. “Já estive reunido com o governador Beto Richa, que assegurou dar todo o suporte necessário para o município que receber os investimentos. Também já mantive contato com representantes da empresa e coloquei Guarapuava e região à disposição, apresentando alguns dados preliminares da estrutura regional e deixando claro que o município tem condições de receber os investimentos”, enfatiza o deputado.
Projeto técnico
Ainda segundo o deputado, a decisão da empresa pelo município em que irá realizar os investimentos será através de critérios técnicos. “São questões de produção da matéria-prima, que é o milho, e de logística. Guarapuava e região têm todas as condições de suprir a necessidade da empresa, pois somos grandes produtores de milho”, destaca.
O deputado disse ainda que a partir da próxima semana começa a intensificar os contatos com os representantes da empresa. “Provavelmente na terça-feira nós teremos nova reunião para começarmos a discutir as necessidades que a empresa tem para definir o melhor local para a nova fábrica”, diz.
União
Um ponto que César Filho considera fundamental para a definição da instalação da nova fábrica da Cargill em Guarapuava é a união das forças políticas locais. “Já provamos que a união traz resultados significativos no caso da instalação da UTFPR no município. A nova fábrica vai gerar um salto de desenvolvimento nunca visto em Guarapuava e, por isso, teremos que unir todas as forças políticas para a conquista desse projeto. O maior ganhador com tudo isso é o município como um todo, pois haverá um grande avanço na geração de emprego e renda para a comunidade de Guarapuava e da região”, conclui o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário