terça-feira, 7 de junho de 2011

Os fantasmas que rondam a morte de Salvador Allende

Via Blog Limpinho e Cheiroso:

Um juiz chileno, Mario Carroza, está investigando a morte de Salvador Allende para confirmar detalhes históricos sobre um dos episódios mais dramáticos da história chilena. O centro independente Ciper-Chile, parceiro da Agência Pública, acompanhou essa investigação para trazer surpreendentes detalhes sobre o pretenso suicídio do líder chileno – de laudos contraditórios a testemunhos que garantem que Allende não se matou sozinho.

Entre outras coisas, a exumação dos restos de Salvador Allende, realizada no final de maio, pretende provar a trajetória das balas. Isso porque um recente laudo do Serviço Médico Legal detectou discrepâncias entre as marcas encontradas no local da morte e a trajetória do disparo, segundo a autópsia realizada em setembro de 1973. Mas isso não é tudo.

Gleisi Hoffmann assume a Casa Civil no lugar de Palocci

O nome indicado para a Casa Civil é o da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Casada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a senadora tomou a iniciativa de comunicar o PT que recebeu o convite e disse que vai aceitar a nova função.

A íntegra da nota divulgada pela Casa Civil, comunicando o pedido de demissão de Palocci:

"O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.

O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta.

Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento."

segunda-feira, 6 de junho de 2011

GIMAR MENDES É VAIADO POR ESTUDANTES

Via Gazeta do Sul:

Cerca de 80 estudantes de Jornalismo protestaram contra a presença do ministro do STF, Gilmar Mendes, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na noite de sexta-feira (3). O grupo é contrário à decisão do Supremo, que derrubou a exigência de diploma para exercer a função de jornalista há dois anos. Mendes foi vaiado ao chegar para uma palestra a estudantes de Direito. De acordo com a Brigada Militar, houve confusão com seguranças da Unisc e a polícia foi chamada. Ninguém foi preso. Em junho de 2009, o STF decidiu derrubar, por oito votos a um, a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista com o argumento de que a lei que tratava do assunto era incompatível com a Constituição Federal de 1988. Mendes foi o relator do processo. O único a votar pela exigência do diploma foi o ministro Marco Aurélio Mello.

Tucano Alvaro Dias chama de PREGUIÇOSOS os beneficiários do Bolsa-Família

Via Blog Amigos do Presidente Lula:


O senador tucano Alvaro Dias (PSDB/PR) foi escolhido a dedo para "estrelar" uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, sob comando do governo tucano de São Paulo.

O objetivo era tocar o bumbo contra o governo Dilma, explorando o caso Palocci. Mas o tucano foi um desastre tão grande, que a apresentadora Marília Gabriela teve que intervir e interromper uma resposta dele, quando "soou o alarme" do tucanês das zelite preconceituosa.

Em uma resposta, o tucano, do alto de seu polpudo salário de R$ 26 mil no Senado (para não fazer nada além, de ficar atrapalhando o Brasil, e fazendo dossiês para com documentos roubados), disse que... o Bolsa-Família "não tirava ninguém da miséria" ... e "estimulava a PREGUIÇA".

A apresentadora Marília Gabriela entrou em pânico e, exasperada na voz e nos braços agitados, interrompeu imediatamente a resposta, dizendo que precisava fazer uma pergunta "urgente" antes de chamar os comerciais... a pergunta urgente era insignificante.

domingo, 5 de junho de 2011

Discurso histórico de Dilma, no batismo da plataforma P-56

Via Blog Os Amigos do Brasil:

“… nós provamos também que este país cresce, quando cresce a riqueza da sua população, quando ela tem trabalho, quando ela tem dignidade, tem autoestima e tem cabeça erguida para seguir em frente. Viva os trabalhadores da indústria naval!”
No batismo da plataforma de petróleo P-56 da Petrobras, construída no Brasil, em Angra dos Reis (RJ), a presidenta Dilma Rousseff fez um discurso histórico, com a síntese do projeto de desenvolvimento nacional com combate à pobreza.
A maior riqueza do Brasil são os 190 milhões de brasileiros, disse a Presidenta.
A encomenda de navios e plataformas no Brasil é investimento no trabalhador brasileiro, para ele ter emprego, vida digna, comida na barriga, criança na escola e participar das demais riquezas nacionais.
O combate à pobreza faz parte de cuidar dessa que é maior riqueza da nação: o brasileiro.
Brasileiro na pobreza é problema.
Brasileiro que sai da pobreza é solução.
A Presidenta lembrou do perigo que corremos no governo tucano de FHC, quando deixava de investir em estaleiros brasileiros, e encomendava plataformas e navios no exterior. E lembrou da determinação do governo Lula de acabar com esse absurdo, o que foi a redenção da indústria naval brasileira.
Em 2010 a Petrobras investiu R$ 78 bilhões.
Investidos aqui, no Brasil, é dinheiro injetado na economia brasileira, movimentando toda uma cadeia produtiva, inclusive indireta. Se as encomendas fossem no estrangeiro, como era no governo FHC, injetava dinheiro na economia alheia, encolhendo o PIB brasileiro.
O capim crescia no chão dos estaleiros e os metalúrgicos da indústria naval ficavam desempregados.
A Presidenta ainda anunciou a determinação de desenvolver, não só os estaleiros que montam plataformas e navios, como a indústria nacional de peças de navios.

Cerca de 500 pessoas participam de Marcha das Vagabundas no centro de SP

Via Portal R7:

Passeata se originou no Canadá, após declaração de um policial em uma universidade
Cerca de 500 pessoas participam neste sábado (4) da Marcha das Vagabundas. Segundo a Polícia Militar, a passeata começou na praça dos Ciclistas, na avenida Paulista, na região central de São Paulo, entre a rua da Consolação e a avenida Rebouças. Por volta das 16h35, os  manifestantes haviam se locomovido em direção a Rua Augusta.
O protesto segue pacífico. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a rua Augusta tem ocupação total, mas não atrapalha o trânsito na região.
Com mulheres de lingerie, roupas ousadas e faixas de protesto, a marcha é inspirada na manifestação iniciada no Canadá, quando um policial disse, durante uma palestra de segurança em uma universidade de Toronto, que as garotas deveriam deixar de usar roupas de “vagabundas” para evitar crimes sexuais.
A manifestação é um protesto contra a ideia de que as mulheres são as verdadeiras culpadas pelo estupro, devido às roupas que elas usariam nas ruas, o que incentivaria os ataques de maníacos sexuais.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Para Kátia Abreu, assassinatos no campo são crimes comuns

Via Blog Amigos do Presidente Lula:


No dia em que mais um trabalhador rural foi morto no campo, a senadora Kátia Abreu (TO) classificou de "oportunismo" o tratamento dado às mortes, que, segundo ela, são crimes comuns. Nas últimas semanas, cinco ativistas foram assassinados.

Isso é oportunismo. É querer usar uma situação trágica, inaceitável para todos, e culpar uma lei ambiental ou o Código Florestal - disse Kátia, que é presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). - É lamentável, mas a segurança pública tem sido um problema nacional. Em 2009, a CNA pediu ao Ministério da Justiça um plano de combate às invasões de terra e nada foi feito.

Líder da bancada ruralista, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) disse lamentar as mortes, mas também classificou os episódios como "oportunismo". Para ele, o destaque que o governo vem dando às mortes é uma estratégia para desviar a opinião pública da crise envolvendo Antonio Palocci, ministro da Casa Civil:

 Assassinatos ocorrem todos os dias em todos os lugares do Brasil, com velocidade muito maior. Há uma tentativa de confundir a opinião pública por conta dessa história do Palocci.

Em relação ao Código Florestal, que agora tramita no Senado e vai ser analisado por três comissões, Kátia disse que o ideal seria votá-lo antes do recesso de julho:

- Esse prazo de 180 dias não é necessário, acho lamentável. Há uma insegurança no campo que se arrasta por mais de dez anos, e a insegurança jurídica faz com que produtores se retraiam.

Kátia ressaltou ainda que "anistia não existe" no texto aprovado pela Câmara.Entendo que anistia é suspender a cobrança de multa sem pedir contrapartida. Então, anistia não existe.

Lula e Zé Dirceu reúnem-se com Hugo Chávez na Venezuela

Via Agência Venezuelana de Notícias e Prensa Latina:

O presidente venezuelano, Hugo Chávez Frías, recebeu nesta quinta-feira (2) em Caracas o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles tiveram uma reunião de caráter político da qual participaram também delegações diplomáticas de ambos os países, informou a Agência Venezuelana de Notícias.O encontró foi realizado no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, com a presença do chanceler Nicolás Maduro, o embaixador da Venezuela em Brasilia, Maximilien Arveláiz, e o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, José Dirceu.

Lula, que chegou à Venezuela procedente de Cuba, também estava acompanhado por seu ex-secretário de Comunicação, Franklin Martins; seu assessor, Paulo Okamoto; a ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos; e o presidente do Conselho Administrativo da empresa Odebrecht S.A., Emilio Odebrecht.

A reunião, a portas fechadas, girou em torno de temas internacionais. Igualmente, considera-se que, devido à presença de executivos da Odebrecht, empresa com a qual a Venezuela executa importantes projetos de desenvolvimento, assim como do ministro venezuelano de Transporte e Comunicações, Francisco Garcés, Lula e Chávez teriam abordado temas relacionados com planos conjuntos em matéria de infraestrutura. Segundo informou a agência noticiosa cubana Prensa Latina, antes do encontro o presidente venezuelano declarou: "Falaremos da unidade dos partidos de esquerda, a propósito do Foro de São Paulo e sobre a situação mundial, em particular a agressão do império (norte-americano) à Líbia e a países produtores de petróleo".

A visita de Lula antecede o encontro entre Chávez e a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff ,que terá lugar na próxima segunda-feira (6) em Brasília.

A reunião estendeu-se até a meia noite da quinta. O ex-presidente Lula regressa nesta sexta-feira ao Brasil.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Brasil sem Miséria: Meta é retirar 16,2 milhões da situação de extrema pobreza

Para Cesar Filho união será decisiva para definição da Cargill

Via Rede Sul de Notícias:


Os bastidores políticos andam agitados no Paraná com a definição da Cargill em implantar uma nova fábrica no Estado. Com a Cargill, viriam mais seis empresas satélites, girando um investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão. Por parte da Cargill, o investimento será de cerca de R$ 350 milhões. Os municípios de Guarapuava, Maringá e Londrina, Ponta Grossa e Castro estão na disputa pelo empreendimento.
 
De acordo com o deputado estadual César Silvestri Filho, com a definição da empresa pelo investimento no Paraná começam a ser agilizadas as discussões em torno do projeto técnico para a viabilização da nova fábrica. “Já estive reunido com o governador Beto Richa, que assegurou dar todo o suporte necessário para o município que receber os investimentos. Também já mantive contato com representantes da empresa e coloquei Guarapuava e região à disposição, apresentando alguns dados preliminares da estrutura regional e deixando claro que o município tem condições de receber os investimentos”, enfatiza o deputado.
 
Projeto técnico
 
Ainda segundo o deputado, a decisão da empresa pelo município em que irá realizar os investimentos será através de critérios técnicos. “São questões de produção da matéria-prima, que é o milho, e de logística. Guarapuava e região têm todas as condições de suprir a necessidade da empresa, pois somos grandes produtores de milho”, destaca.
O deputado disse ainda que a partir da próxima semana começa a intensificar os contatos com os representantes da empresa. “Provavelmente na terça-feira nós teremos nova reunião para começarmos a discutir as necessidades que a empresa tem para definir o melhor local para a nova fábrica”, diz.
 
União
 
Um ponto que César Filho considera fundamental para a definição da instalação da nova fábrica da Cargill em Guarapuava é a união das forças políticas locais. “Já provamos que a união traz resultados significativos no caso da instalação da UTFPR no município. A nova fábrica vai gerar um salto de desenvolvimento nunca visto em Guarapuava e, por isso, teremos que unir todas as forças políticas para a conquista desse projeto. O maior ganhador com tudo isso é o município como um todo, pois haverá um grande avanço na geração de emprego e renda para a comunidade de Guarapuava e da região”, conclui o deputado.

Lula confirma presença na Marcha dos Catadores de Materiais Recicláveis e da Economia Solídária no Paraná.


Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR -
Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, Fórum Estadual Lixo e Cidadania e Fórum Paranaense de Economia Solidária 

Movimento de Economia Solidária

Dia 9 de junho - às 15hs -

Concentração na Praça Tiradentes

Mobilização Da Semana Mundial do Meio Ambiente, Mobilização Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis, Encontro Estadual de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, Mobilização do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Entrega do PL da Ecosol pelo Fórum Paranaense de Economia Solidária do Paraná.

PROGRAMAÇÃO

15hs - Concentração na Praça Tiradentes.
16h30m – MARCHA de 1000 catadores e catadoras e da Economia Solidária até a Praça Nossa Senhora da Salete
Palácio do Governador.

17:30h – Solenidade com autoridades públicas na Praça Nossa Senhora da Salete com a Presença de Lula.
  • Entrega de documento solicitando atendimento às reivindicações e aprovação de projeto de lei proibindo incineração de resíduos sólidos no Estado do Paraná tendo em vista a ratificação pelo Brasil da Convenção de Estocolmo e

  • Entrega do PL da Economia Solidária do Paraná pelo Fórum Paranaense de Economia Solidária.


CONVOCATÓRIA
09 de junho de 2011


MOBILIZAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
MOBILIZAÇÃO ESTADUAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
...SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES CATADORAS